Evangelho no Lar

“Porque onde estiverem reunidos em meu nome, lá estarei presente.” Jesus. (MATEUS, 18:20.)

O QUE É O EVANGELHO NO LAR?
O Estudo do Evangelho no Lar é uma reunião em família, num determinado dia e hora da semana, para uma troca de idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio no lar.

Não é nenhuma invenção do Espiritismo, mas uma prática ensinada por Jesus, que se reunia com os apóstolos e seguidores na casa de Pedro, em Cafarnaum, e em outras aldeias.

É uma das formas mais saudáveis de fraternidade, que começa na família através do diálogo sincero e do exercício da caridade. Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e de bençãos para o grupo familiar e para toda a área em que esteja instalado o lar que o pratique.

POR QUE FAZER O EVANGELHO NO LAR?
O Estudo do Evangelho no Lar abre as portas da nossa casa aos benefícios espirituais.
Conduz-nos a uma melhor compreensão  dos ensinamentos do Cristo, levando-nos ao esclarecimento e à aceitação de tê-los como roteiro seguro para nossas vidas. Ajuda-nos a superar as dificuldades no lar e fora dele, acendendo-nos a luz da compreensão e da paciência. Modifica o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, desanuviando as nossas mentes congestionadas das criações inferiores, agentes da enfermidade e dos desequilíbrios.

COMO FAZER O EVANGELHO NO LAR?
1 – Escolha um dia e uma hora da semana em que seja possível a presença de todos os membros da família ou da maior parte deles, durante mais ou menos 30 minutos. Crianças também podem fazer parte da reunião. Observar rigorosamente esse dia e horário para consolidar o hábito da reunião. A reunião deve ser dirigida por um membro da família que deverá estimular a participação de todos e conduzir as explicações ao nível do entendimento prático dos presentes.

2 – Iniciar a reunião com uma prece simples e espontânea.

3 – Fazer a leitura de um trecho de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”,  começar desde o prefácio, lendo um item ou dois  sempre em sequência.

4 – Fazer comentários breves sobre o trecho lido, trocando opiniões com o grupo quanto à aplicação dos ensinamentos na vida diária, evitando discussões, críticas e julgamento de membros do grupo ou de conhecidos em função da mensagem evangélica.

5 – Vibrações e pedidos podem ser feitos pela paz e equilíbrio de toda a Humanidade, por jovens, adultos, crianças, parentes e amigos.

6 – Prece de encerramento, simples, sincera e espontânea.

OBSERVAÇÕES
Uma vez escolhidos, o dia da semana e o horário de realização do Evangelho no Lar devem ser respeitados. Assiduidade e pontualidade são importantes para a assistência do Plano Espiritual.

Não transferir ou suspender a reunião em virtude de visita inesperada, hóspedes (podendo-se convidá-los a participar da reunião), compromissos de última hora, etc….

Não transformar a reunião em trabalho mediúnico.

Tomar cuidado para não criar polêmicas, acusações ou desvio para outros assuntos.

Pode-se colocar água para ser fluidificada pelos Espíritos presentes, no transcorrer da reunião. Música suave pode contribuir para melhor ambientação, auxiliando as vibrações e preces.

Quando houver crianças, é recomendável que se escolham livros apropriados com “Jesus no Lar”, “Alvorada Cristã”, “O Evangelho da Meninada”, “Cartilha do Bem”, “Histórias que Jesus Contou”, “Os Meus Deveres” dentre outros.

BIBLIOGRAFIA DE APOIO
Bibliografia de apoio para o Evangelho No Lar:
O Evangelho Segundo O Espiritismo,de Kardec;
Fonta Viva, Caminho Verdade e Vida, Pão Nosso, Vinha de Luz de Emmanuel;
Palavras de Vida Eterna, de Emmanuel;
Jesus no Lar e Alvorada Cristã de Néio Lúcio

“Organizemos o nosso agrupamento doméstico do Evangelho. O Lar é o coração do organismo social. Em casa, começa nossa missão no mundo Entre as paredes do templo familiar, preparamo-nos para a vida com todos. Seremos, lá fora, no grande campo da experiência pública, o prosseguimento daquilo que já somos na intimidade de nós mesmos. Fujamos à frustração espiritual e busquemos no relicário doméstico o sublime cultivo dos nossos ideaiscom Jesus. O Evangelho foi iniciado na Manjedoura e demorou-se na casa humilde e operosa de Nazaré, antes de espraiar-se pelo mundo. Sustentemos em casa a chama de nossa esperança, estudando a Revelação Divina, praticando a fraternidade e crescendo em amor e sabedoria, porque, segundo a promessa do Evangelho Redentor, “onde estiverem dois ou três corações em Seu Nome”, aí estará Jesus, amparando-nos para a ascensão à Luz Celestial, hoje, amanhã e sempre.”

Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Luz no Lar. Ditado pelo Espírito Scheilla.